sábado, 15 de outubro de 2016

O AVIVAMENTO DA HORA UNDÉCIMA

POR | XADREQUE SOUSA | shathreksousa@gmail.com
Resultado de imagem para avivamento
Resumo: O avivamento da hora undécima, assim que ele comece a acontecer, vai ser o avivamento mais curto da história do cristianismo porque já não há tempo. O anoitecer do julgamento é logo aí. Porém, haverá fadiga do trabalho missionário e calor da aflição, da perseguição, da tribulação mas não na intensidade que se experimentou nos outros avivamentos porque o tempo será abreviado.

Mateus 20 vs 1 - 16
A parábola dos trabalhadores e das diversas horas

1 Porque o reino dos céus é semelhante a um homem, proprietário, que saiu de madrugada a contratar trabalhadores para a sua vinha.
Veja, madrugada quer dizer um tempo em que não há luz. Agora, recorde-se que de acordo com o novo testamento inteiro Jesus é a luz do mundo. Então, esse tempo que no vocabulário da mística cristã se chama “madrugada” é o tempo antes da manifestação da luz que é Jesus. Agora, o tempo antes da manifestação da luz corresponde ao tempo da lei e dos profetas, o qual terminou com João Baptista.
2 Ajustou com os trabalhadores o salário de um denário por dia, e mandou-os para a sua vinha.
3 Cerca da hora terceira saiu, e viu que estavam outros, ociosos, na praça,
4 E disse-lhes: Ide também vós para a vinha, e dar-vos-ei o que for justo. E eles foram.
5 Outra vez saiu, cerca da hora sexta e da nona, e fez o mesmo.
6 Igualmente, cerca da hora undécima, saiu e achou outros que lá estavam, e perguntou-lhes: Porque estais aqui ociosos o dia todo?
7 Responderam-lhe eles: Porque ninguém nos contratou. Disse-lhes ele: Ide também vós para a vinha.
Veja, o proprietário da vinha que é Deus, sendo a vinha o seu reino, contratou trabalhadores de madrugada (vs 1,2), a hora terceira (vs 3,4), a hora sexta e nona (v 5) e a hora undécima (vs 6,7). Quantas etapas de contratação? Cinco etapas.
De onde vem a luz? Do oriente. Jesus é a luz do mundo e ele nasceu no oriente. Ele nunca poderia ter nascido no ocidente, nem no norte, nem no sul. A luz sempre vem do oriente. Ela nasce no oriente e depois sobe para o norte e vai em direcção ao ocidente onde desvanece e depois passa pelo sul e volta a nascer no oriente.
Pois bem! Já vimos que madrugada corresponde ao tempo antes da luz, o tempo da lei e dos profetas. Mas na hora terceira já há luz. Hora terceira significa 9 horas. Onde é que estava a luz a terceira hora (9 horas)? No oriente. O Pentecoste aconteceu na hora terceira (Atos 2 vs 14 – 21). Então, o primeiro avivamento aconteceu no oriente.
O segundo avivamento aconteceu na hora sexta. O que é hora sexta? 12 horas. Veja, é lá em cima no norte. Onde é que é o norte? Europa. Sabemos historicamente como a europa medieval e renascentista teve seu avivamento cristão lá em cima e aqueles grandes homens que surgiram lá cima e como nesse período a civilização avançou bastante no norte.
O terceiro avivamento aconteceu a hora nona. O que é hora nona? 15 horas. Onde o ponteiro está na hora nona? Ele está no ocidente. O que é isso? O continente americano, principalmente, os EUA. Houve um avivamento cristão tremendo lá e um avanço da civilização como nunca antes em nenhum outro lugar do mundo.
O quarto avivamento refere-se a hora undécima que é 17 horas. Vejam no relógio onde isto aponta. Isto aponta para baixo, para o sul. Onde é o sul? África.
Este é o quarto e último avivamento porque depois disso, vem a prestação de contas, o julgamento como se pode ler abaixo:
8 Ao anoitecer, disse o senhor da vinha ao seu mordomo: chama os trabalhadores, e paga-lhes o salário, começando pêlos últimos até os primeiros.
9 Chegando, pois, os que tinham ido perto da hora undécima, receberam um denário cada um.
10 Vindo, então, os primeiros, pensaram que haviam de receber mais, mas do mesmo modo receberam um denário cada um.
11 E ao recebê-lo, murmuravam contra o proprietário, dizendo:
12 Estes últimos trabalharam somente uma hora, e os igualastes a nós, que suportamos a fadiga do dia inteiro e o forte calor.
13 Mas ele, respondendo, disse a um deles: Amigo, não te faço injustiça; não ajustaste comigo um denário?
14 Toma o que é teu, e vai-te; eu quero dar a este último tanto como a ti.
15 Não me é lícito fazer o que quero do que é meu? Ou é mau o teu olho porque eu sou bom?
16 Assim os últimos serão primeiros, e os primeiros serão últimos.

Agora, veja, quando o ponteiro do relógio de Deus aponta numa direcção, há luz naquela direcção e o resto do mundo fica às escuras. Isso foi assim quando a luz saiu do oriente para o norte. O oriente ficou as escuras. O mesmo aconteceu quando a luz saiu do norte para o ocidente, o norte ficou as escuras e o mesmo também vai acontecer, se é que já não está acontecendo, quando a luz sair do ocidente para o sul.
Veja que do primeiro avivamento cristão no oriente à hora terceira até ao segundo avivamento que se deu no norte à hora sexta se passaram 3 horas. Deste último avivamento da hora sexta até o avivamento da hora nona, passaram-se 3 horas. Do avivamento da hora nona até o avivamento da hora undécima passaram-se 3 horas, porém, do avivamento da hora undécima até ao julgamento temos apenas uma hora:  
“Estes últimos trabalharam somente uma hora, e os igualastes a nós, que suportamos a fadiga do dia inteiro e o forte calor” (v 12).
Por outras palavras, o avivamento da hora undécima, assim que ele comece a acontecer, vai ser o avivamento mais curto da história do cristianismo porque já não há tempo. O anoitecer do julgamento é logo aí. Porém, haverá fadiga do trabalho missionário e calor da aflição, da perseguição, da tribulação mas não na intensidade que se experimentou nos outros avivamentos porque o tempo será abreviado.
Mas tenhamos em mente que uma hora nos céus não é o mesmo que uma hora na terra e vice-versa. Diz S. Pedro que “… um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia” (II S. Pedro 3 vs 8). Agora, se um dia, i.e., 24 horas, estiver para mil anos, uma hora estará para aproximadamente 42 anos.
Em Apocalipse 11 vs 1,2, lê-se: “1 foi-me dada uma cana semelhante a uma vara: e foi-me dito: Levanta-te, mede o santuário de Deus, e o altar, e os que nele adoram. 2 Mas deixa o átrio que está fora do santuário, e não o meças; porque foi dado aos gentios; e eles pisarão a cidade santa por quarenta e dois meses”.  Em seguida, em Apocalipse 12 vs 6 lê-se: “ E a mulher fugiu para o deserto, onde já tinha lugar preparado por Deus, para que ali fosse alimentada durante mil duzentos e sessenta dias”. Ainda em Apocalipse 11 vs 3-14, S. João fala das duas testemunhas que vão testificar por 1260 dias ou 42 meses ou 3 anos e meio.

Muitos intérpretes dizem que esses 42 meses ou esses 3 anos e meio são literais e que se se situam no futuro, mas outros como os adventistas dizem que representam 1260 anos de trevas da Idade Média, portanto, situam-no no passado. Qual a relação entre os 42 anos do avivamento da hora undécima na parábola de Cristo e os 42 meses do Apocalipse 11 e 12? Seriam os 42 anos o mesmo que 42 meses? Eu simplesmente não sei. Mas é muito estranho que haja o número 42 nos dois casos. Em todo caso, o último avivamento, o qual vai acontecer no sul, porque é para lá que o ponteiro do relógio de Deus aponta, será muito curto, i.e., ele vai durar uma geração apenas porque, de acordo com a Bíblia, uma geração têm uma duração de 40 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário