ESCRITO POR | XADREQUE SOUSA| shathreksousa@gmail.com
1.
O dogma da Imaculada Conceição,
proclamado em 8 de dezembro de 1854 por Pio IX (Bula "Ineffabilis
Deus"), declara a santidade da Virgem Santa Maria desde o primeiro momento
da sua existência, desde a sua Conceição, ou seja, que ela foi preservada desde
sempre da mácula do pecado original, no qual nascem todos os filhos de Adão.
Enquanto estes estão privados da graça divina, a Virgem Maria foi toda pura,
santa e imaculada desde o início da sua vida. Esta foi desde sempre a convicção
profunda da Igreja, que viu na Virgem Maria a 'Nova Eva' (Sto. Irineu).
Meus comentários:
O dogma da imaculada conceição de Maria não tem
fundamento nas escrituras. Nos profetas está escrito que “a alma que pecar
morrerá” e nós sabemos que Maria morreu. Duns Scoto diz que Maria morreu sim
mas morreu de amores como está escrito no cântico dos cânticos: “volta amado
meu, pois desfaleço de amor”. O que Duns Scoto faz é deturpar o contexto e o
sentido das palavras do cântico dos cânticos. Ora, se o amor mata e “”Deus é
amor como em I João 4:8, logo Deus mata e se Deus mata segue-se que Deus e o
Diabo são um só porque em João 10 Jesus disse que “o ladrão não vem senão para
roubar, matar e destruir”. Não obstante, Maria morreu de morte física enquanto
no cântico de Salomão temos presente uma carga mitopoética muito forte pelo que
é bastante pueril querer dar um sentido literal ao que aí está escrito ao invés
de um sentido alegórico.
Dizer que Maria “foi preservada desde sempre da mácula
do pecado original, no qual nascem todos os filhos de Adão” é auto-contraditório
porque faz de Maria uma não filha de Adão. Neste caso, primeiro, Maria teria
que ser feita de um pó da terra diferente daquele que foi feito Adão. Segundo,
se Maria não é filha de Adão como todos nós como se explica que ela seja
parente de Isabel. Terceiro, se Maria não é descendente de Adão, Jesus também não
o é, logo seu sacrifício não tem valor nenhum diante de Deus para a nossa redenção
uma vez que somente um parente próximo podia ser redentor dos seus irmãos.
Privados da graça de Deus? Ora, o que é isso? Ninguém nasce
privado da graça de Deus, antes pelo contrário “onde abundou o pecado, aí
superabundou a graça” como disse São Paulo, o apóstolo. Portanto, se Maria
nasceu sem pecado, logo ela ‘e que não precisa da graça de Deus porque graça é
favor para com os pecadores e não para com os santos ou para as santas como
Maria.
Ora, se Maria é uma Nova Eva, então ela é tao falível
em sua pureza e santidade quanto a primeira Eva. Ademais, Adão representa
Cristo, o segundo Adão que é espiritual como diz São Paulo, o apóstolo e a
segunda Eva, longe de ser Maria é a igreja, a qual também é espiritual.
Meus comentários:
2.
Apesar da sua
reconhecida devoção a Nossa Senhora, homens como S. Bernardo, Sto. Alberto
Magno, S. Boaventura e S. Tomás tiveram dificuldade em admitir a Imaculada
Conceição, porque difícil de conciliar com o dogma da universalidade da
Redenção. Proclamar a Imaculada
Conceição parecia implicar retirar a Virgem Maria da órbita da Redenção em
Jesus Cristo, a qual, por ser necessária e absoluta, era tão universal como o
pecado original. Se a Virgem Maria não estivesse incluída no número dos que
contraíam o pecado de Adão, ficava então igualmente excluída da redenção, e
esta não seria universal, pois não abrangeria todos os descendentes de Adão.
Perante esta alternativa, foram como que obrigados a negar o privilégio de
Maria até ser possível conciliá-lo com o dogma da universalidade da redenção em
Cristo.
Meus
comentários:
Essa
conciliação não somente é difícil mas impossível. São Paulo, o apóstolo
declara: “porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”. Salomão,
o rei disse: “não há justo sobre a terra que não peque” e outros trechos como: “não
há justo, nem um sequer”. O dogma da imaculada conceição de Maria eleva a mãe de
Cristo a categoria de Deusa pois esta é a única razão para ela ter nascido sem
pecado por isso a chama blasfematoriamente, insultuosamente de mãe de Deus.
3. A solução do
problema foi dada pelo beato Duns Escoto (séc. XIV), segundo o qual a Imaculada
Conceição não exclui a Virgem Maria da redenção, porque ela foi preventivamente
redimida pelo seu próprio Filho. Ela foi antecipadamente redimida e por conseguinte
preparada para a sua divina maternidade. Esta explicação acabou por ser
recebida na teologia e nas declarações do magistério.
Meus comentários:
Esse dogma de redenção
preventiva ou antes do nascimento é insultuoso e blasfematório. Se Maria foi
redimida antes de nascer isso implica que ela é preexistente logo ela é Cristo.
Quando Jesus disse que Abraão se alegrou ao ver o seu dia, os judeus pegaram em
pedra para apedreja-lo porque eles consideraram isso uma blasfémia porquanto
disseram: “sendo tu homem, te fazes Deus a ti mesmo” e, no entanto, é o que
Duns Escoto quer que façamos, ou seja, ele quer que sendo Maria uma mulher
façamos dela uma Deusa, o que é altamente blasfematório.
4. Como todos os dogmas, também a 'Imaculada Conceição' foi a solene proclamação da fé do povo de Deus, do sentir da Igreja, do que nós poderíamos chamar a 'devoção popular'. A 'Imaculada Conceição' caracteriza o catolicismo em Portugal, tendo sido sob esta invocação Nossa Senhora proclamada por D. João IV Rainha e Padroeira de Portugal, no dia 25 de Março de 1646, título que nenhum regime, mesmo o republicano e o que surgiu de Abril de 1974, foi capaz de abolir. Na Universidade de Coimbra, ela é a Padroeira, ainda hoje, e houve tempos em que defender esta verdade da fé era título de honra e compromisso de todo o lente daquela Universidade! Mas que significa para nós hoje este admirável mistério?
4. Como todos os dogmas, também a 'Imaculada Conceição' foi a solene proclamação da fé do povo de Deus, do sentir da Igreja, do que nós poderíamos chamar a 'devoção popular'. A 'Imaculada Conceição' caracteriza o catolicismo em Portugal, tendo sido sob esta invocação Nossa Senhora proclamada por D. João IV Rainha e Padroeira de Portugal, no dia 25 de Março de 1646, título que nenhum regime, mesmo o republicano e o que surgiu de Abril de 1974, foi capaz de abolir. Na Universidade de Coimbra, ela é a Padroeira, ainda hoje, e houve tempos em que defender esta verdade da fé era título de honra e compromisso de todo o lente daquela Universidade! Mas que significa para nós hoje este admirável mistério?
Meus comentários:
Não é verdade que “a 'Imaculada
Conceição' foi a solene proclamação da fé do povo de Deus, do sentir da Igreja”,
ela foi antes a a solene proclamação da fé do povo católico e do sentir da
igreja católica e não do povo de Deus que são os judeus e muito menos da igreja
de Cristo que somos todos nós judeus e gentios. Longe disso, a proclamação da
fé do povo de Deus, os judeus é o shamá: “ouve, ó Israel, o SENHOR nosso Deus é
o único Deus” e a proclamação da fé da igreja de Cristo é: “tu és o Cristo, o
filho do Deus Bendito”. Fora isso, é tudo de procedência maligna.
5. O dogma da Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria foi a solene confirmação do mistério central da fé. A Virgem Maria foi pensada por Deus como a mediadora do mistério da Encarnação. Porque chamada a ser a mediadora deste mistério, a Virgem Maria não podia ser pensada senão como a primeira totalmente redimida, e como a primeira redimida é que ela concebeu sem pecado o Filho de Deus, porque sem pecado foi concebida.
5. O dogma da Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria foi a solene confirmação do mistério central da fé. A Virgem Maria foi pensada por Deus como a mediadora do mistério da Encarnação. Porque chamada a ser a mediadora deste mistério, a Virgem Maria não podia ser pensada senão como a primeira totalmente redimida, e como a primeira redimida é que ela concebeu sem pecado o Filho de Deus, porque sem pecado foi concebida.
Meus comentários:
Paulo Diz que “há um só
mediador, o qual é Cristo, homem” (sic). Chamar Maria de mediadora é usurpar o
lugar de Cristo porque se há um só mediador, o qual é Cristo, segue-se que ele
é um mediador absoluto.
Se Maria foi concebida sem
pecado a fim de ser capaz de conceber sem pecado o filho de Deus, segue-se que
a mãe de Maria também foi concebida sem pecado para conceber Maria sem pecado e
sendo assim, a avó de Maria também foi concebida sem pecado para conceber sem
pecado a mãe de Maria e assim por diante. Ora, quem é não sabe que isso é negar
a realidade do pecado?!
O que esses fulanos fazem é
deixar sua bíblia de lado e tentar substituir a palavra de Deus por uma pseudofilosofia.
Para Jesus nascer sem pecado nunca
foi necessário que a mulher que iria concebê-lo fosse uma mulher sem pecado
porque o pecado não se transmite por meio do sangue no sentido biológico do
termo. As escrituras declaram que de um só sangue Deus fez todos os homens ou
seja, todos os homens receberam o seu ser de Adão mas Cristo não recebeu seu
ser de Adão, ele o recebeu de si mesmo porquanto ele é Deus, um ser a se, um
ser que procede de si mesmo.
Jesus podia ter nascido de uma
prostituta como Obede ou de uma mulher adúltera como Salomão, ainda assim ele
seria filho de Deus porque ele não recebeu seu ser de Maria, ele o recebeu de
Deus, o que dispensa a necessidade da imaculada conceição de Maria até porque
Maria como qualquer outro ser humano recebeu seu ser de Adão por isso já nasce
manchado pelo pecado original de Adão e Jesus não nasceu manchado por esse
pecado porque ele não veio de Adão, ele veio de Deus, ou seja, ele recebeu seu
ser de Deus.
Ao acolher a Palavra do
Anjo, a Virgem Maria permitiu que a Palavra eterna de Deus assumisse a carne do
pecado e por causa desta assunção ela foi previamente redimida pelo seu próprio
Filho.
Meus comentários:
Como é que seria possível Jesus
assumir a carne de pecado se Maria foi concebida sem pecado e, portanto, sua
carne não estava manchada pelo pecado original. Isso é um quadrado redondo, um nonsense!
Por ela o Verbo de Deus
entra na história, inaugurando o tempo da Graça e da Liberdade dos filhos de
Deus.
Meus comentários:
Não é verdade que o verbo de
Deus entra na história por meio de Maria porque sem esse mesmo verbo de Deus não
haveria Maria nenhuma e isso está claro em São João 1. Jesus entra na história
muito antes de Maria porquanto ele é preexistente e antes de se revelar a Maria
já se tinha revelado a Abraão, já tinha se revelado aos três amigos de Daniel
na fornalha de fogo ardente e assim por diante.
Também dizer que com Cristo se
inaugura o tempo da liberdade dos filhos de Deus é totalmente errado porque pressupõe
que antes da manifestação do verbo de Deus os filhos de Deus não tinham
liberdade. Ora, se eles não tinham liberdade não podiam ser filhos mas sim
servos.
A Virgem Maria abriu a
porta do mundo para o Advento do Deus redentor, na carne da humanidade.
Meus comentários:
Quem abriu a porta para o
advento do Deus redentor não foi Maria mas sim João Baptista sobre quem Jesus disse
ter sido o maior homem (ser humano) nascido de mulher que havia passado por
este baixo mundo, maior inclusivamente que a própria Maria que nasceu antes do
Baptista. Estranho, pois não?!
Ela é por excelência a
primeira na ordem da Redenção. O dogma da Imaculada Conceição proclama que Ela,
desde o início do seu ser, não foi apenas envolvida pelo mistério da Graça da
redenção prometida, mas a primeira redimida pelo seu Filho que ia gerar; este
dogma toca, portanto, no centro do mistério da Redenção. A 'Imaculada
Conceição' mostra a Virgem Maria como a primeira na ordem da Redenção, Redenção
esta que não pode acontecer sem ela. Sem a Imaculada Conceição da Virgem Maria
não seria pensável a redenção, como vitória divinizante da natureza humana
sobre o pecado do mundo.
Meus comentários:
É totalmente falso dizer que
sem a imaculada conceição de Maria a redenção não aconteceria e que seria ate
mesmo impensável. Isso é tao falso que Deus pensou a redenção antes desde a fundação
do próprio mundo tendo nessa altura escrito no livro da vida do cordeiro de
Deus o nome de todos os redimidos quando Maria ainda não existia nem se quer
como um átomo. Não obstante, eu já demonstrei acima que Cristo nasceu sem
pecado porque ele veio de Deus e não porque causa de Maria. Cristo não veio de
Maria, ou seja, ele não recebeu o seu ser de Maria mas sim de Deus, que é o seu
pai. Ou seja, é o pai que transmite o ser e não a mãe. Maria poderia ser uma
prostituta, isso não faria diferença nenhuma.
E essa de chamar a redenção de
vitória divinizante da natureza humana sobre o pecado do mundo é um flatus vocis. A natureza humana nunca
venceu nada, Cristo sim venceu. São Paulo, o apóstolo diz: “que miserável homem
que sou, quem me livrará do corpo desta morte”? em seguida ele diz: “graças a
Deus por Jesus Cristo”. Isso deixa claro que é que venceu se a natureza humana,
se a natureza de Deus.
6. A Virgem Maria é a
primeira redimida: depois dela e por meio dela, todos são chamados a participar
na vitória da redenção, através do batismo, pelo qual o homem é regenerado, e
chamado também a ser santo e imaculado na presença de Deus.
Meus comentários:
Não é verdade que somos chamados
por meio de Maria a participar na vitória da redenção e muito menos que a redenção
é através do baptismo. São Pedro, o apostolo deixa claro que fomos regenerados
pela divina semente da palavra de Deus e não pela água do baptismo mas sim pela
água da palavra de Deus como disse Cristo: “vós estais limpos pela palavra que
vos tenho falado” (sic).
A Imaculada Conceição
eleva a Virgem Maria ao paradigma da antropologia cristã. Ela manifesta de um
modo eminente a transfiguração do homem que se opera pela participação no
mistério de Cristo, com o qual, por graça, o homem é chamado a configurar-se. A
Imaculada Conceição da Virgem Maria revela a ontológica transfiguração do ser e
da existência na relação com o Verbo de Deus encarnado. Paradigma da
antropologia cristã, a Imaculada Conceição é o caso eminente da redenção pela
graça, a que ela corresponde, na plena liberdade do 'ecce ancilla', no mistério
da Anunciação.
Meus comentários:
Maria não é o paradigma da
antropologia cristã mas Cristo o é. Mas os católicos retiraram Cristo do centro
e no seu lugar colocaram Maria. Quer dizer, a recomendação de São Paulo, o
apóstolo: “sede imitadores de Cristo” tem que ser mudado para “sede imitadores
de Maria”. Mais ainda, dizer que “Maria revela a ontológica transfiguração do
ser e da existência na relação com o Verbo de Deus encarnado” é dizer que Maria
alcançou a perfeição nesta vida quando São, Paulo, o aposto nega isso e São João,
o apóstolo diz que agora somos filhos de Deus mas ainda não sabemos o que
havemos de ser”. Por outras palavras, quando um individuo é redimido por Cristo
ele se torna Maria. Isso parece uma pegadinha mas é o que a igreja católica
ensina. Quer dizer, São Paulo, o apóstolo diz que quem se une ao Senhor se
torna um só espirito com ele mas a igreja católica diz: “não, você não se torna
um só com Cristo, você se torna Maria, você se torna um só com Maria”.
Não apenas do 'homem
novo', mas também da Igreja. Mariano, com certeza, o dogma da 'Imaculada
Conceição' é também eclesial, porque nela se espelha o que é o mistério da
Igreja a qual, tendo na Virgem Imaculada a sua figura excelsa (cf. LG 53; 63),
é também santa e imaculada, Mãe e Virgem puríssima dos seus filhos gerados nas
águas do batismo.
Meus comentários:
Não é
verdade que Maria é a figura excelsa da igreja. A figura excelsa da igreja é
Cristo que é a cabeça da igreja sendo cada um de nós membros do seu corpo. Isso
mostra que os católicos não são cristãos mas sim marianos porque eles colocaram
Maria no lugar de Cristo e de Deus e até acima do próprio Cristo e do próprio
Deus.
Os católicos
colocam muita enfase no baptismo como meio de regeneração mas já vimos que a regeneração
não é por meio do baptismo mas por meio da palavra de Deus. Quando Cristo a
Nicodemos: “se alguém não nascer da água e do espirito não pode entrar no reino
de Deus”, ele não estava falando do baptismo mas sim da palavra de Deus: “vós
já estais limpos pela palavra que vos tenho pregado”.
Mas isso é
revelador de que para um individuo se tornar católico tem que ser baptizado mas
para um individuo se tornar Cristão ele tem que ter o espírito de Cristo caso contrário
como disse São Paulo, o apóstolo: “quem não tem o espirito de Cristo, esse tal não
é dele?”.
Por isso, com o
pensamento na 'Imaculada Conceição', a Igreja e todos os fiéis exultam de
alegria, talvez como em nenhum outro dia, porque aí está o exemplo das
maravilhas de Deus na história, do que Ele pode fazer na Igreja e na vida de
cada fiel;
Meus comentários:
Quer dizer,
o dia da “imaculada conceição” é maior que o dia do próprio nascimento de
Cristo que foi anunciado por um coro de anjos aos pastores e por uma estrela
resplandecente no oriente? Essa é boa!
como a Virgem Santa
Maria, se cada um se colocar na mesma atitude de filial obediência e de amor,
naquele cujo Nome é grande e que grandes coisas realizou na sua humilde serva!
Bem-aventurada a nação que se honra por tê-la como Mãe e Padroeira!
Meus comentários:
Quer
dizer, o salmista diz que “bem-aventurada é a nação cujo Deus é o SENHOR” e a
igreja católica no lugar do SENHOR coloca Maria. O que é isso senão falsificar
a palavra de Deus!
Ps: Para
conferir o artigo original do dogma da imaculada conceição de Maria clique
[aqui].
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