quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Imaculada conceição

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ESCRITO POR | XADREQUE SOUSA| shathreksousa@gmail.com
1.     O dogma da Imaculada Conceição, proclamado em 8 de dezembro de 1854 por Pio IX (Bula "Ineffabilis Deus"), declara a santidade da Virgem Santa Maria desde o primeiro momento da sua existência, desde a sua Conceição, ou seja, que ela foi preservada desde sempre da mácula do pecado original, no qual nascem todos os filhos de Adão. Enquanto estes estão privados da graça divina, a Virgem Maria foi toda pura, santa e imaculada desde o início da sua vida. Esta foi desde sempre a convicção profunda da Igreja, que viu na Virgem Maria a 'Nova Eva' (Sto. Irineu).
Meus comentários:
O dogma da imaculada conceição de Maria não tem fundamento nas escrituras. Nos profetas está escrito que “a alma que pecar morrerá” e nós sabemos que Maria morreu. Duns Scoto diz que Maria morreu sim mas morreu de amores como está escrito no cântico dos cânticos: “volta amado meu, pois desfaleço de amor”. O que Duns Scoto faz é deturpar o contexto e o sentido das palavras do cântico dos cânticos. Ora, se o amor mata e “”Deus é amor como em I João 4:8, logo Deus mata e se Deus mata segue-se que Deus e o Diabo são um só porque em João 10 Jesus disse que “o ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir”. Não obstante, Maria morreu de morte física enquanto no cântico de Salomão temos presente uma carga mitopoética muito forte pelo que é bastante pueril querer dar um sentido literal ao que aí está escrito ao invés de um sentido alegórico.
Dizer que Maria “foi preservada desde sempre da mácula do pecado original, no qual nascem todos os filhos de Adão” é auto-contraditório porque faz de Maria uma não filha de Adão. Neste caso, primeiro, Maria teria que ser feita de um pó da terra diferente daquele que foi feito Adão. Segundo, se Maria não é filha de Adão como todos nós como se explica que ela seja parente de Isabel. Terceiro, se Maria não é descendente de Adão, Jesus também não o é, logo seu sacrifício não tem valor nenhum diante de Deus para a nossa redenção uma vez que somente um parente próximo podia ser redentor dos seus irmãos.
Privados da graça de Deus? Ora, o que é isso? Ninguém nasce privado da graça de Deus, antes pelo contrário “onde abundou o pecado, aí superabundou a graça” como disse São Paulo, o apóstolo. Portanto, se Maria nasceu sem pecado, logo ela ‘e que não precisa da graça de Deus porque graça é favor para com os pecadores e não para com os santos ou para as santas como Maria.
Ora, se Maria é uma Nova Eva, então ela é tao falível em sua pureza e santidade quanto a primeira Eva. Ademais, Adão representa Cristo, o segundo Adão que é espiritual como diz São Paulo, o apóstolo e a segunda Eva, longe de ser Maria é a igreja, a qual também é espiritual.
Meus comentários:
2.     Apesar da sua reconhecida devoção a Nossa Senhora, homens como S. Bernardo, Sto. Alberto Magno, S. Boaventura e S. Tomás tiveram dificuldade em admitir a Imaculada Conceição, porque difícil de conciliar com o dogma da universalidade da Redenção.  Proclamar a Imaculada Conceição parecia implicar retirar a Virgem Maria da órbita da Redenção em Jesus Cristo, a qual, por ser necessária e absoluta, era tão universal como o pecado original. Se a Virgem Maria não estivesse incluída no número dos que contraíam o pecado de Adão, ficava então igualmente excluída da redenção, e esta não seria universal, pois não abrangeria todos os descendentes de Adão. Perante esta alternativa, foram como que obrigados a negar o privilégio de Maria até ser possível conciliá-lo com o dogma da universalidade da redenção em Cristo.

Meus comentários:
Essa conciliação não somente é difícil mas impossível. São Paulo, o apóstolo declara: “porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”. Salomão, o rei disse: “não há justo sobre a terra que não peque” e outros trechos como: “não há justo, nem um sequer”. O dogma da imaculada conceição de Maria eleva a mãe de Cristo a categoria de Deusa pois esta é a única razão para ela ter nascido sem pecado por isso a chama blasfematoriamente, insultuosamente de mãe de Deus.
3. A solução do problema foi dada pelo beato Duns Escoto (séc. XIV), segundo o qual a Imaculada Conceição não exclui a Virgem Maria da redenção, porque ela foi preventivamente redimida pelo seu próprio Filho. Ela foi antecipadamente redimida e por conseguinte preparada para a sua divina maternidade. Esta explicação acabou por ser recebida na teologia e nas declarações do magistério.
Meus comentários:
Esse dogma de redenção preventiva ou antes do nascimento é insultuoso e blasfematório. Se Maria foi redimida antes de nascer isso implica que ela é preexistente logo ela é Cristo. Quando Jesus disse que Abraão se alegrou ao ver o seu dia, os judeus pegaram em pedra para apedreja-lo porque eles consideraram isso uma blasfémia porquanto disseram: “sendo tu homem, te fazes Deus a ti mesmo” e, no entanto, é o que Duns Escoto quer que façamos, ou seja, ele quer que sendo Maria uma mulher façamos dela uma Deusa, o que é altamente blasfematório.
4. Como todos os dogmas, também a 'Imaculada Conceição' foi a solene proclamação da fé do povo de Deus, do sentir da Igreja, do que nós poderíamos chamar a 'devoção popular'. A 'Imaculada Conceição' caracteriza o catolicismo em Portugal, tendo sido sob esta invocação Nossa  Senhora proclamada por D. João IV Rainha e Padroeira de Portugal, no dia 25 de Março de 1646, título que nenhum regime, mesmo o republicano e o que surgiu de Abril de 1974, foi capaz de abolir. Na Universidade de Coimbra, ela é a Padroeira, ainda hoje, e houve tempos em que defender esta verdade da fé era título de honra e compromisso de todo o lente daquela Universidade! Mas que significa para nós hoje este admirável mistério?
Meus comentários:
Não é verdade que “a 'Imaculada Conceição' foi a solene proclamação da fé do povo de Deus, do sentir da Igreja”, ela foi antes a a solene proclamação da fé do povo católico e do sentir da igreja católica e não do povo de Deus que são os judeus e muito menos da igreja de Cristo que somos todos nós judeus e gentios. Longe disso, a proclamação da fé do povo de Deus, os judeus é o shamá: “ouve, ó Israel, o SENHOR nosso Deus é o único Deus” e a proclamação da fé da igreja de Cristo é: “tu és o Cristo, o filho do Deus Bendito”. Fora isso, é tudo de procedência maligna.

5. O dogma da Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria foi a solene confirmação do mistério central da fé. A Virgem Maria foi pensada por Deus como a mediadora do mistério da Encarnação. Porque chamada a ser a mediadora deste mistério, a Virgem Maria não podia ser pensada senão como a primeira totalmente redimida, e como a primeira redimida é que ela concebeu sem pecado o Filho de Deus, porque sem pecado foi concebida.
Meus comentários:
Paulo Diz que “há um só mediador, o qual é Cristo, homem” (sic). Chamar Maria de mediadora é usurpar o lugar de Cristo porque se há um só mediador, o qual é Cristo, segue-se que ele é um mediador absoluto.
Se Maria foi concebida sem pecado a fim de ser capaz de conceber sem pecado o filho de Deus, segue-se que a mãe de Maria também foi concebida sem pecado para conceber Maria sem pecado e sendo assim, a avó de Maria também foi concebida sem pecado para conceber sem pecado a mãe de Maria e assim por diante. Ora, quem é não sabe que isso é negar a realidade do pecado?!
O que esses fulanos fazem é deixar sua bíblia de lado e tentar substituir a palavra de Deus por uma pseudofilosofia.
Para Jesus nascer sem pecado nunca foi necessário que a mulher que iria concebê-lo fosse uma mulher sem pecado porque o pecado não se transmite por meio do sangue no sentido biológico do termo. As escrituras declaram que de um só sangue Deus fez todos os homens ou seja, todos os homens receberam o seu ser de Adão mas Cristo não recebeu seu ser de Adão, ele o recebeu de si mesmo porquanto ele é Deus, um ser a se, um ser que procede de si mesmo.
Jesus podia ter nascido de uma prostituta como Obede ou de uma mulher adúltera como Salomão, ainda assim ele seria filho de Deus porque ele não recebeu seu ser de Maria, ele o recebeu de Deus, o que dispensa a necessidade da imaculada conceição de Maria até porque Maria como qualquer outro ser humano recebeu seu ser de Adão por isso já nasce manchado pelo pecado original de Adão e Jesus não nasceu manchado por esse pecado porque ele não veio de Adão, ele veio de Deus, ou seja, ele recebeu seu ser de Deus.
Ao acolher a Palavra do Anjo, a Virgem Maria permitiu que a Palavra eterna de Deus assumisse a carne do pecado e por causa desta assunção ela foi previamente redimida pelo seu próprio Filho.
Meus comentários:
Como é que seria possível Jesus assumir a carne de pecado se Maria foi concebida sem pecado e, portanto, sua carne não estava manchada pelo pecado original. Isso é um quadrado redondo, um nonsense!
Por ela o Verbo de Deus entra na história, inaugurando o tempo da Graça e da Liberdade dos filhos de Deus.
Meus comentários:
Não é verdade que o verbo de Deus entra na história por meio de Maria porque sem esse mesmo verbo de Deus não haveria Maria nenhuma e isso está claro em São João 1. Jesus entra na história muito antes de Maria porquanto ele é preexistente e antes de se revelar a Maria já se tinha revelado a Abraão, já tinha se revelado aos três amigos de Daniel na fornalha de fogo ardente e assim por diante.
Também dizer que com Cristo se inaugura o tempo da liberdade dos filhos de Deus é totalmente errado porque pressupõe que antes da manifestação do verbo de Deus os filhos de Deus não tinham liberdade. Ora, se eles não tinham liberdade não podiam ser filhos mas sim servos.
A Virgem Maria abriu a porta do mundo para o Advento do Deus redentor, na carne da humanidade.
Meus comentários:
Quem abriu a porta para o advento do Deus redentor não foi Maria mas sim João Baptista sobre quem Jesus disse ter sido o maior homem (ser humano) nascido de mulher que havia passado por este baixo mundo, maior inclusivamente que a própria Maria que nasceu antes do Baptista. Estranho, pois não?!
Ela é por excelência a primeira na ordem da Redenção. O dogma da Imaculada Conceição proclama que Ela, desde o início do seu ser, não foi apenas envolvida pelo mistério da Graça da redenção prometida, mas a primeira redimida pelo seu Filho que ia gerar; este dogma toca, portanto, no centro do mistério da Redenção. A 'Imaculada Conceição' mostra a Virgem Maria como a primeira na ordem da Redenção, Redenção esta que não pode acontecer sem ela. Sem a Imaculada Conceição da Virgem Maria não seria pensável a redenção, como vitória divinizante da natureza humana sobre o pecado do mundo.
Meus comentários:
É totalmente falso dizer que sem a imaculada conceição de Maria a redenção não aconteceria e que seria ate mesmo impensável. Isso é tao falso que Deus pensou a redenção antes desde a fundação do próprio mundo tendo nessa altura escrito no livro da vida do cordeiro de Deus o nome de todos os redimidos quando Maria ainda não existia nem se quer como um átomo. Não obstante, eu já demonstrei acima que Cristo nasceu sem pecado porque ele veio de Deus e não porque causa de Maria. Cristo não veio de Maria, ou seja, ele não recebeu o seu ser de Maria mas sim de Deus, que é o seu pai. Ou seja, é o pai que transmite o ser e não a mãe. Maria poderia ser uma prostituta, isso não faria diferença nenhuma.
E essa de chamar a redenção de vitória divinizante da natureza humana sobre o pecado do mundo é um flatus vocis. A natureza humana nunca venceu nada, Cristo sim venceu. São Paulo, o apóstolo diz: “que miserável homem que sou, quem me livrará do corpo desta morte”? em seguida ele diz: “graças a Deus por Jesus Cristo”. Isso deixa claro que é que venceu se a natureza humana, se a natureza de Deus.
6. A Virgem Maria é a primeira redimida: depois dela e por meio dela, todos são chamados a participar na vitória da redenção, através do batismo, pelo qual o homem é regenerado, e chamado também a ser santo e imaculado na presença de Deus.
Meus comentários:
Não é verdade que somos chamados por meio de Maria a participar na vitória da redenção e muito menos que a redenção é através do baptismo. São Pedro, o apostolo deixa claro que fomos regenerados pela divina semente da palavra de Deus e não pela água do baptismo mas sim pela água da palavra de Deus como disse Cristo: “vós estais limpos pela palavra que vos tenho falado” (sic).
A Imaculada Conceição eleva a Virgem Maria ao paradigma da antropologia cristã. Ela manifesta de um modo eminente a transfiguração do homem que se opera pela participação no mistério de Cristo, com o qual, por graça, o homem é chamado a configurar-se. A Imaculada Conceição da Virgem Maria revela a ontológica transfiguração do ser e da existência na relação com o Verbo de Deus encarnado. Paradigma da antropologia cristã, a Imaculada Conceição é o caso eminente da redenção pela graça, a que ela corresponde, na plena liberdade do 'ecce ancilla', no mistério da Anunciação.
Meus comentários:
Maria não é o paradigma da antropologia cristã mas Cristo o é. Mas os católicos retiraram Cristo do centro e no seu lugar colocaram Maria. Quer dizer, a recomendação de São Paulo, o apóstolo: “sede imitadores de Cristo” tem que ser mudado para “sede imitadores de Maria”. Mais ainda, dizer que “Maria revela a ontológica transfiguração do ser e da existência na relação com o Verbo de Deus encarnado” é dizer que Maria alcançou a perfeição nesta vida quando São, Paulo, o aposto nega isso e São João, o apóstolo diz que agora somos filhos de Deus mas ainda não sabemos o que havemos de ser”. Por outras palavras, quando um individuo é redimido por Cristo ele se torna Maria. Isso parece uma pegadinha mas é o que a igreja católica ensina. Quer dizer, São Paulo, o apóstolo diz que quem se une ao Senhor se torna um só espirito com ele mas a igreja católica diz: “não, você não se torna um só com Cristo, você se torna Maria, você se torna um só com Maria”.
Não apenas do 'homem novo', mas também da Igreja. Mariano, com certeza, o dogma da 'Imaculada Conceição' é também eclesial, porque nela se espelha o que é o mistério da Igreja a qual, tendo na Virgem Imaculada a sua figura excelsa (cf. LG 53; 63), é também santa e imaculada, Mãe e Virgem puríssima dos seus filhos gerados nas águas do batismo.
Meus comentários:
Não é verdade que Maria é a figura excelsa da igreja. A figura excelsa da igreja é Cristo que é a cabeça da igreja sendo cada um de nós membros do seu corpo. Isso mostra que os católicos não são cristãos mas sim marianos porque eles colocaram Maria no lugar de Cristo e de Deus e até acima do próprio Cristo e do próprio Deus.
Os católicos colocam muita enfase no baptismo como meio de regeneração mas já vimos que a regeneração não é por meio do baptismo mas por meio da palavra de Deus. Quando Cristo a Nicodemos: “se alguém não nascer da água e do espirito não pode entrar no reino de Deus”, ele não estava falando do baptismo mas sim da palavra de Deus: “vós já estais limpos pela palavra que vos tenho pregado”.
Mas isso é revelador de que para um individuo se tornar católico tem que ser baptizado mas para um individuo se tornar Cristão ele tem que ter o espírito de Cristo caso contrário como disse São Paulo, o apóstolo: “quem não tem o espirito de Cristo, esse tal não é dele?”.
Por isso, com o pensamento na 'Imaculada Conceição', a Igreja e todos os fiéis exultam de alegria, talvez como em nenhum outro dia, porque aí está o exemplo das maravilhas de Deus na história, do que Ele pode fazer na Igreja e na vida de cada fiel;
Meus comentários:
Quer dizer, o dia da “imaculada conceição” é maior que o dia do próprio nascimento de Cristo que foi anunciado por um coro de anjos aos pastores e por uma estrela resplandecente no oriente? Essa é boa!
como a Virgem Santa Maria, se cada um se colocar na mesma atitude de filial obediência e de amor, naquele cujo Nome é grande e que grandes coisas realizou na sua humilde serva! Bem-aventurada a nação que se honra por tê-la como Mãe e Padroeira!
Meus comentários:
Quer dizer, o salmista diz que “bem-aventurada é a nação cujo Deus é o SENHOR” e a igreja católica no lugar do SENHOR coloca Maria. O que é isso senão falsificar a palavra de Deus!

Ps: Para conferir o artigo original do dogma da imaculada conceição de Maria clique [aqui].

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