segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Tipos de Socialismo

No seu livro "análise dialética do marxismo", o filósofo brasileiro Mário Ferreira dos Santos divide o socialismo em (3) três tipos, nomeadamente:

1-socialismo democrático 
2-socialismo libertário e
3-socialismo  autoritário 
Assim, fica evidente que o socialismo é um género com 3 espécies.

O socialismo democrático é também conhecido como socialismo Fabiano. Essa corrente do movimento socialista pretende implantar o socialismo por meios não violentos, no sentido de violência física, mas através da revolução cultural. 

Não se pode falar de revolução cultural sem se falar de António Gramsci. Gramsci é um dos fundadores do partido comunista italiano. Na verdade, ele é seu ideólogo mor. Mussolini tinha tanto medo de Gramsci que mandou coloca-lo na cadeia. Porém, a história acabou mostrando que tudo isso foi um erro porque na prisão, parece que Gramsci foi muito mais pernicioso. Há um livro que é uma colectânea das cartas que Gramsci escreveu de dentro da prisão. Esse livro chama-se "cartas do cárcere". Nesse livro Gramsci apresenta a estratégia para a realização de uma revolução cultural que segundo suas próprias palavras teria como finalidade fazer do estado, o novo Príncipe, um poder invisível e omnipotente de um imperativo categórico de modo que todo mundo se tornasse socialista sem saber.

Gramsci não foi o único a defender a revolução cultural. Menção especial deve ser feita da escola de Frankfurt com Horkheimer, George Lukcas, Teodoro adorno, Walter Benjamim...Esses judeus eram, na verdade, filósofos de verdade porém, eles usaram sua capacidade filosófica ao serviço do mal. A tarefa da escola de Frankfurt era fazer crítica social. Porém, essa ceitica não era uma crítica construtiva mas uma crítica de destruição. Eles acreditavam naquilo que Hegel chamou de trabalho do negativo. Eles acreditavam que a ordem vem do caos, que a positividade vem da negatividade, que a construção vem da destruição. 

George Lukcas dizia que a politica é um meio e que o fim é a cultura. Na verdade, desde Maquieval a politica tem sido encarada como uma luta pela acumulação de meios e esse meio é o poder. A isso chamam os politologos de realismo político. Porém, não sei como é que Maquiavel pode ser o pai do realismo político se ele não conseguiu acertar suas apostas políticas no caso, por exemplo, do Borgias, como diz o filósofo Olavo de carvalho.

Podemos encontrar esse pensamento ou essa ideologia do socialismo democrático nos partidos trabalhistas do mundo inteiro (o partido trabalhista mais famoso da história é o partido NAZI). Quando se diz socialismo democrático não devemos generalizar o conceito que temos de democrático e de democracia. Nos EUA democratas são esquerdistas. Porém, nem todo democrata é esquerdista ou socialista. Diz Alexis de Tocqueville que a democracia é uma estrutura tensional. Essa tensão da-se entre a liberdade e a igualdade. Os democratas da esquerda advogam a igualdade social. Os democratas da direita advogam a liberdade. Isso não significa que os liberais, o qual não devemos confundir com os liberals que são esquerdistas nos EUA advogam a desigualdade. De modo nenhum. O que acontece é que a única igualdade que os liberais defendem é a igualdade perante a lei, aquilo que F.A.Hayek chamou de isonomia.

No que tange o socialismo libertário refira-se que a figura de proa desse movimento foi o francês Proudhon. Contudo, outros também se destacaram como Malatesta, Kropotkine, Bakunin. Quando o socialismo era um movimento único havia boas relações, por exemplo, entre Marx e Proudhon, entre Marx e Bakuni, só para citar alguns exemplos. Contudo, após uma troca de cartas entre Marx e Proudhon em que Marx procura promover uma certa intriga e um alemão refugiado na França, Proudhon rebate Marx defendendo o alemão e ainda acusa Marx de dogmatismo. Após essa troca de cartas, o movimento socialista nunca mais foi o mesmo. Ele se tornou um movimento sectário. Quanto a Bakunin, na sua biografia "Marx, o fundador do socialismo científico", Franz meringh descreve uma troca de mimos entre Marx e Bakunin na 1a Internacional de Haia em que Marx lançou uma série de calúnia contra Bakunin, tendo este mostrado que Marx era um autoritário. 

O socialismo libertário é também conhecido como anarquismo. Os adeptos do socialismo libertário eram chamados de libertarios porque eles defendiam a eliminação do estado após o derrube da burguesia. Assim, todo aquele que defende a eliminação do estado é um anarquista. Portanto, o anarquista não é um libertino mas um libertário. Ele não defende uma liberdade ilimitada mas uma liberdade limitada por leis justas. Uma lei justa segundo S.Tomás de Aquino é aquela que nao Viola a Leo natural, a qual por sua vez se subordina a lei cósmica cósmica está está lei divina.

Finalmente, temos o socialismo autoritário. Esse socialismo é mais conhecido como marxismo. Portanto, o socialismo científico de Marx é autoritarismo. Enquanto o socialismo democrático pretende construir um mundo melhor por meio da revolução cultural, o socialismo autoritário ou marxismo pretende fazer isso através da insurreição armada. Portanto, essa conversa de que o uso da violência é um desvio subjectivo do verdadeiro marxismo, o marxismo objectivo não procede. A prova disso é que o próprio Marx na sua crítica ao programa de Gotha em 1875 advoga o emprego da violência para o derrube da burguesia. Portanto, a violência é da essência mesmo do marxismo.

Contudo, isso não significa que Marx concordava com tudo que seus epigonos diziam e faziam. São dele as palavras "se isso é marxismo, então, eu não sou marxista". Porém, esse arrependimento de última hora não evitou o mal que já estava em marcha, o que levou Marx a exclamar: "semeie dragões e colhi pulgas".  Num outro artigo vamos tratar especificamente de cada uma dessas variantes do socialismo de modo a aprofunda-las depois de termos dado essa breve notícia.

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