A hipótese da mão invisível de Adam Smith é, na verdade,
bastante estranha assim como o é a hipótese dos animals spirit de John Maynard Keynes. Como é que teorias que se
pretendem científicas fundamentam-se em conceitos tão esquisitos que parecem
lembrar mais o ocultismo do que a própria ciência? Aliás, nesses conceitos nada
há de científico.
Quer dizer, o liberalismo/capitalismo, o socialismo e o
comunismo são obra da maçonaria. O liberalismo/capitalismo é a tese, o
comunismo é a antítese e o socialismo é a síntese.
No seu livro a riqueza das nações Adam Smith diz que não
é da boa vontade do padeiro que temos o nosso pão, que não é da boa vontade do
cervejeiro que temos a cerveja e que não é da boa vontade do açougueiro que
temos a nossa carne mas do egoísmo desses agentes que na busca do seu interesse
individual são levados como que por uma mão invisível a gerar benefícios para
toda a sociedade de uma forma mais eficiente do que se se propusessem a tal
intento.
A hipótese da mão invisível de Adam Smith é, na verdade,
bastante estranha assim como o é a hipótese dos animals spirit de John Maynard Keynes. Como é que teorias que se
pretendem científicas fundamentam-se em conceitos tão esquisitos que parecem
lembrar mais o ocultismo do que a própria ciência? Aliás, nesses conceitos nada
há de científico.
A mão invisível é invisível assim como os espíritos
animais são invisíveis. Ou seja, a economia é ocultista do princípio ao fim,
desde a micro à macroeconomia. Ademais, sendo a mão invisível um mecanismo que
guia o agente económico a beneficiar a sociedade não intencionalmente ou
inconscientemente e o animal sendo sinónimo de irracionalidade pode-se inferir
que quer a mão invisível, quer os animals spirit são uma introdução de um
elemento de irracionalidade ou de inconsciência na economia.
Os economistas associam a mão invisível ao mercado e mão
visível ao estado. Mas se o mercado fosse invisível, ele seria uma sociedade
secreta ou pelo menos discreta com superpoderes e todo mundo obedeceria o
mercado sem saber mas não é isso que acontece.
Alfred Sauvey, o autor da expressão “terceiro mundo”
escreveu um livro intitulado “a economia do diabo”. É claro que quando se diz a
economia do diabo não significa que haja a economia de Deus porque se a
economia tem como objecto de estudo a escassez, então, a expressão economia de
Deus é um nonsense porque os recursos
de Deus são infinitos quanto a vontade do próprio Deus os ter pelo que a ele se
aplica a palavra abundância e não escassez.
A existência de uma mão por mais invisível que seja somente
prova que economia de livre mercado não existe, ou seja, que toda economia é
controlada. Pode não ser controlada pelo estado (mão visível), mas que é
controlada, lá isso é (por uma mão invisível).
Conforme eu sugeri antes, uma mão invisível remete para uma
obra ou uma acção levada a cabo por uma sociedade secreta ou discreta que não
tem interesse em revelar-se mas que se mantêm nos bastidores actuando por meio
de fantoches e conseguindo um sucesso enorme como disse Reagan: “você pode
conseguir tudo que quiser contanto que não faça questão de levar o prémio”.
Chamar a economia capitalista ou o livre mercado de
economia do diabo não significa dizer apenas que ela é anárquica, funcionando
independentemente do estado mas sendo o diabo a personificação da mentira existencial
significa dizer que o livre mercado é uma teia de mentira e de engodo. Isso significa
que eu sou contra o livre mercado? De modo algum. Isso significa apenas que
dizer livre mercado significa dizer que o mercado é livre da intervenção do
governo e não que ele está livre de toda e qualquer intervenção.
Se a economia capitalista não é controlada pela mão
visível do estado, quê é que a controla? Se o livre mercado ou a livre
iniciativa não são controlados pelo estado, quê é que os controla? A resposta
para essa pergunta é uma outra pergunta: “de onde vêm o dinheiro?”. Portanto, dizer
que os preços estão altos ou estão baixos porque o mercado assim o quis é não
dizer nada. Dizer que a procura e a oferta estão altas ou baixas por causa do
mercado é não dizer nada. Ou seja, culpar o mercado por qualquer que seja a
coisa é não dizer nada ou antes é apenas uma figura de linguagem, uma
metonímia. É você culpar o instrumento para inocentar o agente, é você
denunciar o efeito para ocultar a causa e vice-versa.
O mercado não pode agir porque para o mercado poder agir
ele tem que ter unidade de intenção e para ter unidade de intenção ele tem que
ser uma pessoa. Por outras palavras, o mercado é apenas o fantoche daqueles que
detém a posse do dinheiro, do capital. Não sei se Adam Smith era maçon mas o
termo “mão invisível” não deixa de nos suscitar dúvidas acerca da origem que
inspirou essa expressão mas que ela não é científica, isso é a obviedade das
obviedades, o que mostra que o livre mercado é controlado pelas sociedades
secretas, mormente a maçonaria.
Não nos esqueçamos que o lema da revolução francesa de
1789: “liberté, fraternité e egalité”(sic) é um lema que surge com a maçonaria,
tendo dado lugar a três grandes ismos, nomeadamente:
Liberté ou liberdade gerou o liberalismo/capitalismo
Fraternité ou fraternidade/irmandade deu lugar ao socialismo
Egalité ou igualdade deu lugar ao comunismo.
Quer dizer, o liberalismo/capitalismo, o socialismo e o
comunismo são obra da maçonaria. O liberalismo/capitalismo é a tese, o
comunismo é a antítese e o socialismo é a síntese.
Portanto, o anarquismo da economia, a economia do diabo
como a chamou Sauvey, é apenas aparente e lembrando Shakespeare em Hamlet: “por
detrás dessa loucura, há um método”.
Ps: Esse vestígio de ocultismo existe não apenas na obra
de Adam Smith mas podemos encontrá-lo também em Keynes quando ele apela para os
animals spirit para explicar a
decisão de investimento dos investidores. Qualquer indivíduo com um pequeno
conhecimento de religião e de ocultismo sabe que os espíritos animais são
demónios. Em sessões de exorcismos e eu já presenciei muitas delas, os
indivíduos possessos se comportam como animais, rastejando como cobras, rugindo
como leão e assim por diante. O facto de os investidores assumirem o risco,
arriscarem o seu capital significa apenas que eles confiam o resultado daquela
decisão de investimento aos animals
spirit. E isso não tem nada de científico mas é ocultismo.
ESCRITO POR|XADREQUE SOUSA| shathreksousa@gmail.com
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