Não raras vezes, encontramos pessoas que dizem que só vão buscar a
sabedoria depois de resolverem todos os seus problemas e que vão buscar a Deus
depois de resolverem todos os seus problemas. Por outras palavras, nunca vão
fazê-lo porque resolver todos os problemas é impossível.
Isso é interessante porque nós queremos, digamos, ficar ricos,
primeiro, para depois ficar inteligentes. Porém, a receita é o contrário, ou
seja, primeiro temos que ficar inteligentes para ficar ricos depois. Ao invés
de você querer resolver todos os seus problemas comece por adquirir sabedoria.
Por outras palavras, resolva seu problema cognitivo primeiro e seus problemas
de nível mais baixo se resolverão sem muito esforço.
Durante muitos
anos, eu pensei, cá, comigo mesmo o seguinte: “deixe-me primeiro conseguir
tranquilidade e só depois disso é que vou buscar a sabedoria”. Mas, a verdade é
que, volvidos muitos anos, cheguei a conclusão de que a tranquilidade que eu
buscava era impossível de se encontrar nesta vida e que toda turbulência pelas
quais eu venho passando é a própria natureza da vida.
Não raras
vezes, encontramos pessoas que dizem que só vão buscar a sabedoria depois de
resolverem todos os seus problemas e que vão buscar a Deus depois de resolverem
todos os seus problemas. Por outras palavras, nunca vão fazê-lo porque resolver
todos os problemas é impossível.
São de Cristo
as palavras: “no mundo tereis aflições mas tende bom ânimo porque eu venci o
mundo”. O que é o mundo? A igreja definiu num dos seus concílios, o mundo, a
carne e o diabo como os inimigos da igreja. Ora, o mundo, como diz o filósofo
Olavo de carvalho, é a sociedade. É o mundo do falatório, da inveja, etc. Não é
para nós vencermos as aflições do mundo mas para suportá-las com paciência e resignação.
Aliás, não há nem mesmo como evitá-las. Porém, Cristo venceu o mundo. Quem é
Cristo? É o amor divino. Então, somente o mor divino vence o mundo.
Isso é
interessante porque nós queremos, digamos, ficar ricos, primeiro, para depois
ficar inteligentes. Porém, a receita é o contrário, ou seja, primeiro temos que
ficar inteligentes para ficar ricos depois. Ao invés de você querer resolver
todos os seus problemas comece por adquirir sabedoria. Por outras palavras,
resolva seu problema cognitivo primeiro e seus problemas de nível mais baixo se
resolverão sem muito esforço. Quer dizer, é aquele sermão de Cristo sobre
buscar em primeiro lugar o reino dos céus e sua justiça que tudo o resto será acrescentado.
Isso explica porquê Jeová se agradou tanto de Salomão quando pediu sabedoria ao
invés de riqueza, glória, poder e morte dos inimigos.
Quando olhamos
para a Europa, na sua história, vemos que antes dela ser o que é, ou seja, um
continente que esbanja riqueza por todo lado, ela foi um continente que produziu
os maiores vultos de todos os tempos na literatura, filosofia, ciência, arte,
etc. Vultos desse gabarito são impossíveis de encontrar em outros continentes
com a excepção de dois ou três. O que seria da Europa sem um Dante,
Aristóteles, Sto. Tomás de Aquino, Descartes, Husserl, Galileu, Newton,
Einstein, Dostoievisk, Wasserman, Churchill, Reagan, etc.?
A pobreza em
que muitos países e continentes inteiros vivem mergulhados não pode ser usada
como desculpa para a avidez de riqueza em detrimento da avidez de sabedoria. Os
maiores vultos das artes e da ciência, na sua maioria, enriqueceram depois e
não antes de exercitar a sua inteligência e nem tanto pois que o que os movia
não era a busca da riqueza mas da sabedoria, quer na sua forma universal da filosofia,
quer na sua forma particular das ciências.
O nomeo desse blog é “contemplatio sapientiae”. Não é
debalde que coloquei esse nome. Na verdade, só se adquiri sabedoria pela
contemplação mas não a contemplação no sentido vulgar que tem este termo hoje.
Hoje em dia, quando se fala de contemplação, a ideia que as pessoas têm é de
que você deve desligar-se de tudo e ficar trancado em algum sítio, ou numa
montanha no Tibete ou numa floresta em Nepal meditando até perder sua
consciência.
Boêcio, o
fundador da escolástica (outros dizem que foi Sto. Anselmo), na prisão, teve a
visão da filosofia como uma mulher muito bela que o fez abandonar seu mundo
mito-poético e subir para o mundo dialético ou tópico através do filtro do
mundo retórico. Contemplação da sabedoria é como a contemplação amorosa da
pessoa amada. Ou seja, é uma atitude do espírito humano ante um objecto que se
lhe coloca diante e que consiste em não querer modificar o objecto mas, sim, em
aceitá-lo tal como ele é e querer comprendê-lo tal como ele é porque por trás
de um objecto há um nexo ou implicação de sentido, no sentido Cultural da
coisa.
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